O afunilamento é conseqüência do fato de eu não ter fotografado no plano dos pesos, e sim de cima para baixo, isto é, a cãmera ficou inclinada em relação à rorizontal. Qualquer câmera apontada inclinada cria esse afunilamento, pois ele nada mais é que a fuga das linhas para o ponto de fuga.
Fotografando um ambiente com a câmera perfeitamente horizontal a fuga inexiste. Eu apontei para baixo, por isso a fuga para baixo, mas em fotos onde aponto para cima a fuga é para o céu, efeito de perspectiva muito comum em fotos de arquitetura.
Por isso é legal, quando não se quer nenhuma fuga, ter um nível para botar a cãmera perfeitamente na horizontal (somente que o enquadramento adotado nesta seria impossível)
Ivan, ficou bom este estudo de captura. Mas você notou que a Fuji Finepix s7000 deixa um leve afunilamento na imagem? (Assim como a minha Sony) Veja o anexo. Um abraço do Laercio.
Apoiei os cotovelos na mesa -risos. Mas, fora disso, sou bastante corajoso em disparar com velocidades baixas, e isso termina nos deixando treinados.
Quanto à iluminação, uma coisa que gosto e de fotografar quando vejo haver duas cores de luz no quadro. No caso, havia a iluminação incandescente quase sobre os pesos e a luz do fim de tarde, fortemente azul em comparação, sendo refletida pela mesa. Esta mesa que tenho lá na serra é de ardósia polida, e reflete lindamente a luz, ao mesmo tempo como uma superfície polida, ao mesmo tempo de forma bastante doce. Às vezes eu a uso para umas brincadeiras.